sábado, 11 de setembro de 2010

Skinner lendo Buda

Skinner lendo Buda, do blog www.olharbeheca.blogspot.com

Capítulo 3 do Dhammapada, chamado "Citta Vaga", cujo tema é a mente.

Vejamos como B. F. Skinner poderia ler esse trecho do clássico budista, traduzindo-o para conceitos comportamentais:

"A mente é difícil de ser controlada.. difícil de ser percebida... O sábio a domina, pois uma mente controlada conduz a felicidade"


Antes de mais nada, a palavra original para mente no texto é Citta, que traduz-se literalmente por "pensar", "ter consciência de algo". Ou seja, para o budismo a mente não é uma entidade, (que seria expressa por substantivo), mas um comportamento (expresso por um verbo).

A tradução do trecho do Dhammapada acima, para termos comportamentais, poderia ser algo como: " O pensar é um processo difícil de ser controlado, pois ele envolve diversos fatores, alguns acessíveis ao pensador, outros não. Porém controlar esses fatores que determinam o pensar conduz a felicidade".

OBS: Classicamente, os fatores que determinam o pensar podem ser controlados com uma vida comedida em termos de dieta, exercícios, hábitos virtuosos e acima de tudo, exercício da meditação e da compaixão.
"A mente é precursora de todos os estados. A mente é o chefe. Todos os estados são confeccionados pela mente. (...) Aquele que vive imerso em vícios, sem virtude, logo é controlado por suas ilusões, e não tem dignidade".


Ok, aqui entramos em uma clássica questão Comportamental: a impossibilidade da "mente" ser a causadora de comportamentos.

Mas note como imediatamente após a declaração de " A mente é quem manda" vem logo a advertência sobre hábitos e vícios. A fórmula que Buda oferece parece ser: discipline a forma como você se comporta e você disciplinará seu pensar.

E como obter essa disciplina?

São prescrições budistas para isso:

- meditar

- fazer jejum regularmente

- evitar matar, roubar, mentir, etc

- exercer compaixão pelos outros

- etc.

O pensar é visto, no Budismo, como um agregado de processos que forma a consciência (uma vez que somados ao perceber, ao sentir, a informação sensorial, etc). O agregado "Pensar", por sua vez, foi determinado por outros agregados, como o sentir (emoções) e o perceber (5 sentidos). Assim,a mente não é uma criadora incriada: ela é determinada pela relação com o ambiente (nossos sentimentos, sensações e percepções depende da interação com o ambiente).

Logo, o que o Dhammapanda está no dizendo, sua grande lição, em termos comportamentais, é: "Comporte-se adequadamente, exercendo hábitos virtuosos, e mesmo seus pensamentos serão controláveis, e assim você será mais feliz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário